sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Bouquet Garni e Sachet d´epices

Bouquet Garni

Um amarrado de vegetais e ervas: talos de salsão cortados em bastonetes, talos de salsa, tomilho e louro, envoltos numa folha de alho-poró e atados por um barbante. Um ou mais ingredientes de um bouquet garni clássico podem ser mudados, conforme o gosto ou necessidade do preparo.




Dica acrescente o Bouquet Garni da metade para o final do preparo, para obter todo o aroma na finalização de seus pratos. 




Sachet d´epices

Esse saquinho de gaze com ervas e especiarias é o sachet d’èpices. Para que serve? Para aprimorar ainda mais o perfume dos pratos, dar sabor sem necessariamente deixar perdido pelo prato qualquer pedacinho de tempero, ervas ou especiarias.




Há uma infinidade de possibilidades de fazer o seu. Pode-se usar alecrim, alho, cravo da índia, talos de salsa, tomilho, louro, o que você preferir.
Ele funciona como um saquinho de chá e, como o bouquet garni, deve ser colocado no final do preparo, apenas para perfumar o preparo.

Mais um componente aromático para enriquecer preparações, o sachet d’épices é fácil de fazer.
Nada mais é do que uma gaze ou um perfex e inovando usando um infursor de chá, envolvendo várias especiarias e amarrado com um barbante, que vai ao fogo para adicionar aroma e sabor ao prato.
Assim como o bouquet garni, você pode adicionar o que desejar dentro do sachet, mas vou postar a receita clássica. Além de gaze ou perfex e barbante, ou se tiver um infusor de chá vai:


- 1 dente de alho
- 1 folha de louro
- talos de salsinha (melhor do que as folhas, que amargam!)
- pimenta do reino em grãos 
- raminhos de tomilho
- cravo, se desejar





A quantidade citada fica boa para até 2 litros de caldos ou molhos em geral. Ao amarrar o sachet, deixe sobrar fio para entrelaçar no cabo da panela e ser fácil para retirá-lo da mistura, ao final do preparo. Pode ficar horas cozinhando, num fundo, por exemplo, sem problemas.
Abaixo um modelo de infusor de chá que pode ser usado nos 2 casos, fica a dica.